Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OVOS DE PÁSCOA CASEIRO

Fazer ovos de páscoa sai mais barato do que comprar industrializados.
Além de presentear seus familiares você ainda pode ter uma fonte de renda.
A primeira coisa que você precisa aprender é a fazer o ovo de páscoa básico. Ele será a basa pra fazer ovos de páscoa mais elaborados.

Você vai precisar dos seguintes materiais:
* Recipiente de vidro que será usado para derreter o chocolate.
* Uma espátula de metal ou plástico.
* Uma colher de plástico
* Forma de silicone ou de plástico para dar forma ao chocolate.
* Papel manteiga
                                                   * Uma assadeira para colocar o chocolate na geladeira.
Este tipo de material é encontrado facilmente em lojas de artigos para festa, ou pela internet.

como produzir o ovo tradicional:
Quebre a barra de chocolate em lascas pequenas com a ajuda de uma faca. Nunca use o ralador porque a úmidade da sua mão vai estragar o chocolate. O chocolate nçao pode ter nenhum contato com a água.
Tudo deve estar muito seco, em cozinha úmida não dá certo.
Vamos utilizar meio quilo de chocolate.  Depois de quebrado separe o chocolate em três partes iguais.
Agora, das 3 partes de chocolate você vai colocar duas delas em uma  vasilha de vidro, e colocar no microondas em potência alta por 1 minuto. Na primeira etapa, você só vai derreter duas das 3 partes.
A cada minuto retire e movimente o chocolate. Repita este procedimento 3 vezes em um total de 2 a 3 minutos (dependendo da potência do seu microondas/ depende também da temperatura que está sua cozinha na hora) até o chocolate estar derretido, sem derreter as bolas e lascas. O objetivo de parar para mover é para que o derretimento seja feito por igual. Quanto mais quente sua cidade, menos tempo no microondas. Não pode esquentar muito o chocolate senão pode estraga-lo. Se quiser fazer o processo em banho-maria, também deve mexer o chocolate para que derreta por igual sem ficar com pedaços.
O fogo precisa estar baixo, quando a água estiver quente desligue o fogo. Não pode passar de 45 graus, pode usar termômetro. Cuidado para não molhar o chocolate, quando estiver no banh-maria.
Para terminar retire o chocolate do banho-maria ou microondas e adicione aquele chocolate, que vôvê ainda não derreteu, é fundamental que ele esteja bem picado. Misture bem porque este chocolate precisa derreter com o calor do outro. Este processo é chamado de temperagem. É isto que faz o ovo não derreter depois que estiver pronto. Outra forma usada para evitar o derretimento é a utilização da terceira parte em forma de chocolate amargo, como todo mundo sabe o chocolate amargo é mais duro, derrete com menos facilidade que o chocolate ao leite.
Coloque o chocolate sobre uma pedra de mármore, movimente de um lado para o outro com uma espátula para esfriar. O correto que você só comece a fazer o ovo quando a temperatura do chocolate estiver a 29 graus, ou seja quando estiver frio. Se você não tem pia ou mesa de mármore, então movimente o chocolate
com a espátula dentro da vasilha até esfriar e ficar mais grosso. Nunca toque no chocolate, e nem deixe ele molhar. Quando estiver frio coloque o chocolate novamente no pirêx de vidro. Com a ajuda da colher coloque o chocolate no molde. Você deve espalhar o chocolate de forma uniforme, como se estivesse sujando todo o molde. Escorra o excesso de chocolate e limpe as bordas do molde com a espátula.
Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate.
Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem  necessário para que o chocolate fique da grossura que você desejar. O normal é que seja feito 3 vezes.
O ovo deve ser colocado na geladeira ainda na forma  em assadeira coberta com papel manteiga.
O buraco do molde deve ficar para baixo. Quando terminar deixe por 3 minutos na geladeira. Pode ser necessário menos ou mais de 3 minutos, tudo vai depender da temperatura ambiente da sua cozinha e da patência e da temperatura interna da sua geladeira. Você vai ter que descobrir qual o tempo ideal para o seu caso.
Agora use uma faca para tirar o excesso do chocolate nas bordas do molde e aperte o mesmo para desnformar. Isso deve ser feito com uma leve pressão no fundo do molde. Na maioria das vezes o ovo se solta do molde naturalmente sem a necessidade de pressão.  Tome cuidado para não deixar o ovo muito tempo na geladeira. Se o ovo ficar muito gelado e a umidade relativa do ar da sua cozinha for muito elevada, o contato do chocolate frio com o ar quente e úmido da cozinha produzirá gotas de água no chocolate.
O problema da formação de água no chocolate é que isto vai fazer o mesmo derreter.
Se você tem problema de tirar o ovo da geladeira e ele começar a derreter, e que o chocolate não passou por uma boa temperagem ou você retirou ele da geladeira e ele sofreu um choque térmico, formando pequenas gotas de água no ovo. Chocolate não gosta de água! Agora faça o acabamento tirando qualquer excesso do ovo. É importante cuidado para não deixar a marca do seus dedos no ovo. Use uma luva ou pano para pegar nos ovos. É interessante fazer todo este serviço a noite quando a temperatura da sua cozinha está menor.

Dica importante:
Se você usou só  chocolate ao leite e depois de pronto o ovo começou a derreter então faça o ovo com um pouco de chocolate amargo. Você pode colocar metade de chocolate ao leite e metade de chocolate amargo, ou 2 partes de chocolate ao leite e 1 parte de chocolate amargo. O chocolate amargo tem menos manteiga de cacau. É a manteiga de cacau que faz o chocolate derreter, que irá derreter com menos facilidade depois de pronto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário